Guarapari - Cidade Saúde



Depois de 3 longos anos de estudo intenso, muita CDD, DSI e TCC...que tal conhecer Guarapari ??


GUARA... O QUÊ?

É provável que a palavra tenha surgido da aglutinação em Português da língua Tupi. O prefixo guara, segundo estudiosos, vem de guará, que significa "garça de pernas rosadas", pássaro comum no litoral compreendido entre os estados de São Paulo e Bahia. Já o sufixo parim, que quer dizer "manca". O resultado, Guaraparim, ou seja, "garça manca". A outra corrente afirma que o sufixo vem de pári ou pari, que para os índios que habitavam a região, significava "recanto" ou "paragem especial". Sendo assim, Guarapari seria "recanto das garças".

Mas, ao longo dos anos percebeu-se que não foram somente as garças que se encantaram por esta linda cidade no litoral capixaba, aliás um belo município litorâneo, com 72 mil habitantes, em seus 580 kilometros quadrados. Sua temperatura média anual é de 25ºC.

Guarapari tornou-se conhecida como "Cidade Saúde" desde o início do século, quando as propriedades curativas de suas areias monazíticas foram divulgadas. Desde então, suas praias passaram a ser frequentadíssimas por turistas de todas as partes.




Praia da Fonte

Com águas calmas, é ideal para crianças.




Praia da Areia Preta

Com faixas douradas e escuras, esta é a principal praia de areia monazítica de Guarapari. Além dos idosos que se enterram nas areias em busca de suas propriedades medicinais, muitos jovens freqüentam o local. É pequena, apenas 200m, e tem ondas fracas. Uma trilha sobre as pedras, no lado direito, leva à prainha das Pelotas, aos pés de uma falésia.




Praia do Morro

A praia conta com trechos de águas calmas e outros agitados. É palco para a prática de esportes de praia como: bodyboard, surf . É o point noturno de Guarapari, no verão.




Outras praias importantes de Guarapari são: Praia da Cerca, Praia do Morro, Prainha, Praia da Santa Mônica, Praia das Virtudes e Praia do Santo...entre outras...

1 Response
  1. Fjlmrt Says:

    Litoral capixaba é muito bonito e um dos melhores lugares do Brasil para se viver, na minha opinião.
    Tenho inveja do meu pai por isso.rs

    Thiago Marcondes


Postar um comentário