Ouro Preto

Um pouco da história...

Foi na noite de São João de 1698, que acampou, margem de um córrego cantando entre pedras, uma expedição de paulistas, que vinha à procura de ouro. Chefiava esse grupo o bandeirante Antônio Dias, e vinha em sua companhia, como capelão, o Padre Faria. Ao acordar, na névoa da madrugada, os bandeirantes viram desenhar-se, pouco a pouco, o alvo tão procurado: o Pico do Itacolomi. A montanha pontuada levando às costas o rochedo vinha sendo mencionada há muito como o ponto de referência do local no qual um certo mulato encontrou, no fundo de um córrego, umas pedras negras que guardou e levou para Taubaté. De lá o achado foi enviado ao Governador Artur de Sá Menezes, no Rio de Janeiro, e quando partido, verificou-se ser ouro puro, "que brilhava como a luz do sol". Há dois séculos os portugueses buscavam o ouro, finalmente encontrado, e em tal quantidade que "entre 1700 e 1770 a produção do Brasil foi praticamente igual a toda a produção de ouro do resto da América, verificada entre 1493 e 1850, e alcançou cerca de 50% do que o resto do mundo produziu nos séculos XVI, XVII e XVIII".
Os médiuns dificilmente conseguem visitar Ouro Preto. Talvez sintam a forte carga de energia humana que paira sobre suas igrejas e casas. Não é preciso ser mais sensível para perceber que não se entra sozinho nesta cidade mineira. Há sempre algo, um vulto que acompanha e sussurra palavras contundentes de amor ou de ódio. Ouro Preto é uma fascinante maquete do que a humanidade produziu de melhor e pior. Aqui a história pesa em nossos ombros.

Por seu valor, Ouro Preto foi decretada Cidade Monumento Nacional em 1933. Os olhares e o reconhecimento do mundo viriam em 1980, quando a Unesco a declarou Patrimônio Cultural da Humanidade. Seu legado é maior que as fronteiras, sua essência é a própria essência do homem.

Atrações em Ouro Preto: Igrejas, Casarões e Arquitetura, Museus, Passos, Oratórios, Pontes, Chafarizes, Mirantes, Passeios Ecológicos, Parque Estadual do Itacolomi, Minas, Maria Fumaça etc.

Para saber mais visite http://www.ouropreto.org.br/

2 Responses
  1. Eneide Says:

    Sempre tive vontade de conhecer Ouro Preto, já tinha até programado para as próximas ferias uma visita à cidade, mas agora sabendo dessas histórias de fantasma, estou fora!

    Parabéns meninas o blog está muito bom e informações são enriquecedoras.


  2. Gente Ouro Preto é um dos lugares fantástico, lá você realmente respira a história do país...vale muito apena conhecer a Cidade.

    Eduardo Barreto


Postar um comentário